10 Dúvidas Sobre Seguro de Viagem Para Viajar Tranquilo

A lista de coisas à fazer para organizar uma viagem sempre é imensa e algumas vezes nos esquecemos de itens muito importantes. O seguro de viagem deveria estar no topo da lista de prioridades na hora de viajar, mas na verdade, infelizmente, é o primeiro a ser esquecido.

E para quem se lembra dele, sempre surgem as dúvidas. Qual seguro viagem contratar? O que deve estar incluso no seguro de viagem? O que devo levar como comprovante caso precise usar o seguro? Esse artigo trás as respostas para essas e muitas outras dúvidas.

Seguro de Viagem

Passagens compradas, hotel reservado, passeios escolhidos e tudo checado na lista. Você bate o olho no próximo item e eis que lá está o seguro de viagem. Depois de muita busca e comparação, nada foi esclarecido e as dúvidas só aumentaram. Conheço bem essa sensação, não tinha o costume de contratar seguros para as minhas viagens até que li sobre algumas situações bem comuns e que exigiam um seguro saúde.

Febre, dor de garganta, um braço torcido durante um dia de esqui no Chile, uma intoxicação alimentar com comidas típicas da Espanha, extravio de bagagem, atraso ou cancelamento do vôo. Entre essas e outras percebe-se a importância de se ter um seguro.

1. Seguro ou Assistência?

É importante saber as diferenças entre o seguro viagem e a assistência viagem nas hora de contratar. No

seguro viagem quem paga todas as despesas médicas é o cliente e deve pedir o reembolso depois, apresentando todas as notas fiscais e comprovantes relativos ao atendimento. O seguro não impõe um determinado local para atendimento, isso fica a critério do cliente, só tomar cuidado com os valores contratados no seguro e os valores gastos.

A assistência já é um pouco diferente. Geralmente eles indicamos locais de atendimento ou até mesmo enviam médicos até você caso precise. Na grande maioria, a própria assistência paga todas as despesas direto com os hospitais e centros, sem o cliente precisar se envolver no pagamento. O cliente deve avisar a assistência com antecedência que precisa de atendimento ou no máximo algumas horas depois, é uma regra deles para melhor cobertura.

No momento de contratação de um seguro deve-se saber diferenciar se o que está contratando é mesmo um seguro ou uma assistência. As vezes o plano contratado oferece já os dois inclusos.

2. Porque contratar um seguro de viagem?

A primeira coisa que devemos saber é que saúde pública não é um serviço comum em outros países. Estados Unidos por exemplo, não oferece atendimento gratuito em hospitais. Todo e qualquer atendimento médico é cobrado, e é tudo muito caro. Somos um dos poucos países que tem um serviço como o SUS disponível de forma gratuita para a população.

Logo, se você precisar de QUALQUER tipo de atendimento, deverá pagar por ele. E esse é o principal motivo para se ter um seguro viagem.

O extravio de bagagem também é um grande motivador para a contratação de seguros. Infelizmente acontece com muita frequência e torna a vida dos viajantes um inferno, estragando todo o prazer da viagem. Claro que mesmo tendo um seguro, a tristeza de perder seus itens pessoais não é eliminada, mas é amenizada sabendo que você pode contar com o seguro para se manter.

 

3. Meu cartão de crédito oferece seguro viagem?

Grande parte dos cartões de crédito atualmente oferecem o serviço de seguro viagem. Pode ser que o seu cartão exija que pelo menos um pequeno valor da passagem seja paga com o cartão para garantir o serviço. O ideal é se informar direto com a operadora do cartão para não haver dúvidas, inclusive sobre os itens cobertos pelo seguro. Alguns cartões oferecem essas informações também pelo site.

4. Devo contratar somente seguro viagem internacional?

Na maioria dos casos sim, a não ser que você vá praticar esportes radicais ou fazer uma viagem diferente com riscos. O seguro é indicado para viagens internacionais pois grande parte dos países não possui assistência médica gratuita, como aqui no Brasil, e cobram valores exorbitantes nos atendimentos. No Brasil temos a facilidade de falarmos a mesma língua e contar com os serviços públicos caso não possua plano de saúde.

5. Quais serviços fazem parte da cobertura do seguro de viagem?

Os seguros diferem um pouco em questão de valores cobertos, mas oferecem quase sempre a cobertura dos mesmos serviços. Se você desejar que o seguro cubra um valor maior em despesas médicas, vai precisar pagar um pouco á mais por isso.

Os itens na lista abaixo devem ser oferecidos pelo seguro viagem, seja com um pacote básico ou completo, mas é obrigatório conter esses serviços.

  • Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas em viagem nacional (DMHO em viagem nacional);
  • Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas em viagem ao exterior (DMHO em viagem ao exterior);
  • Traslado de corpo;
  • Regresso sanitário;
  • Traslado Médico;
  • Morte em viagem;
  • Morte acidental em viagem;
  • Invalidez permanente total ou parcial por acidente em viagem.

Quando contratadas as coberturas DMHO nacional e exterior, o seguro deve conter obrigatoriamente a cobertura de Traslado Médico. Não poderá ser denominado “seguro viagem” o contrato que ofereça coberturas básicas cujos sinistros sejam causados exclusivamente por acidentes pessoais.

6. Por quanto tempo contratar o seguro viagem?

Sempre vejo os viajantes contratarem o seguro de viagem para exatamente os dias que vão viajar. Por exemplo, vai viajar na segunda e voltar na sexta, então contrata o seguro de segunda a sexta. Mas imprevistos podem acontecer e sempre vemos por ai pessoas comentando que tiveram os voos cancelados ou alterados, por causa de previsão de tempo, ou simplesmente perderam o voo. Nesses casos são obrigados a estender a estadia no destino e pode ser que dure mais alguns dias.

Nessa situação, se você contratou o seguro para os dias contados, sua cobertura já era e vai ter que passar o tempo adicional sem seguro. Então é aconselhável contratar um seguro para no mínimo um dia a mais de viagem.

7. Quais comprovantes do seguro viagem devo levar?

É importante levar o contrato do seguro contratado, assim como todos os telefones úteis para atendimento. Em uma viagem internacional, veja antecipadamente como fará para entrar em contato com o seguro devido a mudanças de operadoras de telefone e deixe tudo planejado caso precise usar os serviços.

8. Como usar o seguro viagem caso precise?

Tenha em mãos sempre todos os números de atendimento fornecidos pelo seguro ou assistência. Se contratou o seguro, então você deve arcar com todas as despesas e pedir o reembolso depois. Não deixe de pedir todas as notas fiscais e comprovantes possíveis, que serão exigidos para o reembolso depois. Avise também o seguro sobre o atendimento e veja se é necessário mais alguma ação da sua parte.

A assistência funciona de forma diferente. Você precisa contatar o seu plano na hora do atendimento, e se possível até antes para que te passem instruções de onde deve ir para ser atendido. A assistência é quem arca direto com os custos do atendimento, sem necessidade de pedir reembolso, mas é preciso informar corretamente quando houver a necessidade do atendimento, pois existe um limite de horas para que a assistência seja informada e tome as providências.

9. Qual o valor de um seguro viagem?

O valor do seguro será um dos menores gastos da sua viagem. Podem variar de R$50,00 à R$250,00 de acordo com os valores das coberturas escolhidas e país de destino, além é claro, da seguradora que está oferecendo o seguro.

Alguns destinos tem uma taxa de assistências mais cara do que outros até por conta de atividades mais perigosas. Por exemplo, um seguro para Orlando, onde você irá curtir parques em ambientes seguros, sai mais barato do que um seguro para a Cordilheira dos Andes, onde um pequeno descuido pode se tornar um grande problema.

10. Quais são os melhores seguros de viagem e quanto custam?

Existem muitas opções de seguros para contratação, de diversas empresas diferentes. Muitas delas bem conhecidas e consagradas e outras não tão grandes, mas com responsabilidade e ótimo atendimento. O site Melhores Destinos realizou uma pesquisa de campo com pessoas que precisaram usar o seguro contratado e obteve alguns números bem interessantes e que podem ajudar a escolher o seu próximo seguro. O ranking dos seguros mais contratados foi:

  1. Mondial
  2. Assist Card
  3. Travel Ace
  4. World Nomades
  5. GTA
  6. Itaú
  7. Vital Card

A pesquisa traz outros pontos dos seguros de viagem, como avaliação dos clientes. Para saber mais acesse a pesquisa aqui.

Irei para o Chile em setembro/2017 e já garanti o meu seguro com o pessoal do Seguros Promo. Contratei um plano médio pela seguradora AssistCard e já deixei tudo arrumado, números de atendimento e contrato impresso.

Não vale a pena correr riscos sabendo que temos seguros disponíveis facilmente e por um preço razoavelmente baixo. Sempre inclua no seu planejamento e garanta uma viagem tranquila para você e sua família.

10 Dúvidas Sobre Seguro de Viagem Para Viajar Tranquilo
5 (100%) 1 vote

Fernanda Oliveira

Nerd computeira descobrindo o outro lado da vida com o amore + nerd e computeiro. Em busca de sonhos e viajar o mundo todo.

Website: http://casaroucomprarumcachorro.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *