Como Renovar o Visto Americano – Passaporte Vencido e Isentos

Tirar e renovar o visto americano podem ser processos um pouco assustadores para marinheiros de primeira viagem. Saber qual o tipo de visto solicitar, taxas a serem pagas, onde agendar, locais de comparecimento e validade, é muita informação e para isso é preciso um passo a passo de como tirar o visto americano.

E apesar do visto ter validade de 10 anos para quem tirou a partir de maio/2010, uma hora todos terão que renová-lo. Mas calma que é tudo bem fácil e está tudo explicadinho aqui no artigo.

Como renovar o visto americano de não imigrante

O visto de não imigrante ou visto de turismo permite a sua entrada nos Estados Unidos apenas para visita, uma estadia temporária de até 6 meses. Existem vários tipos de vistos e cada um tem uma validade, taxa e tempo de estadia diferentes. Essas informações podem ser consultadas em: Vistos e Dicas de Viagem.

Visto vencido

Importante saber que a renovação do visto só é feita para vistos emitidos após julho/2004. Para vistos emitidos antes dessa data será necessário fazer a solicitação como primeiro visto, tirando foto e digitais e realizando entrevista normalmente. Claro que por já ter visto o processo fica mais fácil.

Bom, o processo para renovação de visto americano emitido após julho/2004 é exatamente o mesmo para solicitar um visto novo, com a vantagem que você não precisa fazer novamente a entrevista no consulado/embaixada.

1. Preencher o formulário DS-160;
2. Pagar a taxa de renovação, em torno de US$160,00 dólares que é a mesma taxa paga na primeira solicitação;
3. Agendar foto e digital no CASV;
4. Verifique as condições para isenção da entrevista;

É só seguir o passo a passo detalhado do processo que está no artigo como tirar visto americano. Lembre-se que o seu passaporte tem que ser válido pelos próximos 6 meses pelo menos, senão o visto não será emitido.

Isentos de entrevista

Para a isenção é necessário se encaixar em um dos casos abaixo:

  • Ter emitido o último Visto EUA a partir de 01/07/2004.
  • Maiores acima de 65 anos de idade.
  • Ter emitido o primeiro visto com MAIS de 15 anos.
  • Ter feito entrevista na última solicitação.
  • Visto não estar vencido há mais de 48 meses.

Mesmo você se encaixando em um dos casos acima, o oficial consular pode sim solicitar a entrevista caso ache necessário.

Visto vencido há mais de 48 meses

Nesses casos deve ser seguido o mesmo procedimento para solicitação de primeiro visto, pois será necessário uma nova entrevista.

Visto em passaporte vencido

Para renovar um visto que se encontra no passaporte vencido o processo é o mesmo, só é necessário levar o passaporte novo e o antigo com o visto na hora de apresentar os documentos.

Vai viajar? É a mesma coisa, se o passaporte está vencido com o visto válido então você deve levar o passaporte antigo e o novo sem visto, para apresentar no aeroporto. Fique atento também ao vencimento do seu passaporte, pois as empresas aéreas não permitem viagens faltando menos de 6 meses para o vencimento.

Uma dica é ficar de olho nas datas de vencimento tanto do passaporte quanto do visto. Na hora de renovar o visto, se o seu passaporte está próximo do vencimento é interessante fazer a renovação deste primeiro, assim o visto será renovado no passaporte novo e as datas de validade serão próximas.

Perda de passaporte

Se aconteceu de você perder seu passaporte ou ele ter sido roubado com o visto válido ou vencido, então será necessário fazer o processo de solicitação de primeiro visto novamente, indo ao CASV e comparecendo à entrevista no consulado/embaixada obrigatoriamente.

Além dessa situação, há outras que impedem o solicitante de se enquadrar para a renovação do visto:

  • O solicitante estiver solicitando a renovação de um Visto de Jornalista (I);
  • Visto de Trabalho Temporário (H, L, O, P, Q ou R);
  • Visto de Intercâmbio Cultural (J);
  • Quando o solicitante para renovação do Visto, ter tido algum visto anteriormente negado;
  • Quando o solicitante para renovação do Visto, ter tido seu visto anterior emitido quando tinha menos de 14 anos;
  • Solicitantes que não tiveram suas impressões digitais Coletadas na entrevista anterior.

Recebendo o passaporte com visto renovado

Após tirar a foto e colher digitais no CASV é só aguardar a chegada do passaporte na sua casa se solicitou esse tipo de entrega ou retirar no próprio CASV escolhido quando notificado. Agora você está pronto para voltar as suas férias em Orlando!

Gostou? Então avalie nosso artigo e ajude a divulgar nas redes sociais. Fique por dentro das novidades também curtindo nossa página do Facebook e seguindo nosso Twitter.

Como Renovar o Visto Americano – Passaporte Vencido e Isentos
Avalie o artigo!

Fernanda Oliveira

Nerd computeira descobrindo o outro lado da vida com o amore + nerd e computeiro. Em busca de sonhos e viajar o mundo todo.

Website: http://casaroucomprarumcachorro.com.br

2 Comentários

  1. Marcos Santo

    Então tenho uma dúvida pois não tenho visto e nem passaporte ainda, vocês pretendem postar essas informações pois estou tentando ser marinheiro de primeira viagem…..obrigado e o texto ficou muito bom

    • Olá Marcos, no post Tirar o Visto Americano tem explicadinho o passo a passo de como tirar o visto do zero, dá uma olhada lá ;). Já sobre o passaporte não temos um artigo, mas é bem simples, você pode seguir as instruções da própria polícia federal nesse site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *