Visto Japonês – Como Tirar Passo a Passo

Poucas pessoas sabem mas assim como os Estados Unidos, o Japão também exige visto para a entrada de turistas e estudantes no país. Abaixo segue o passo a passo de como tirar o visto japonês.

Como tirar o visto japonês

Muito diferente dos americanos, o oriental Japão não tem tantas burocracias para emitir o seu visto. A entrada de turistas é bem mais simples.

Cada finalidade exige um visto diferente. Se pretende ir ao Japão somente a turismo ou a negócios pontuais, como reuniões e congressos, então o visto de curta permanência deve ser escolhido.

Visto de curta permanência

Documentos necessários

  1.  Passaporte válido (e os passaportes anteriores com visto japonês);
  2.  Formulário impresso da SOLICITAÇÃO DE VISTO PARA ENTRAR NO JAPÃO digitalizada ou preenchida com letra de forma;
  3.  Uma foto 4,5 X 4,5 cm ou 3,0 X 4,0 cm recente (tirada há no máximo 6 meses), com fundo branco e sem data;
  4.  Cópia da reserva de passagem de ida e volta,  partindo do Brasil (individual para cada passageiro);
  5.  Cópia autenticada da carteira de identidade (SSP), ou CNH, ou original com cópia;
  6.  Cópia da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (todas as páginas, inclusive o recibo de entrega);
  7.  Documentos que comprovem a finalidade da viagem (abaixo o cronograma de viagem – individual).
  • NEGÓCIOS: Carta da Empresa original detalhando o motivo da viagem, relacionando nomes, telefones e endereços das empresas a serem visitadas, e mencionando o responsável pelo custeio das despesas.
  • TURISMO: Cronograma de Viagem (download PDF somente em português) (roteiro escrito pelo próprio passageiro no modelo da Embaixada).
  • VISITA A PARENTES/AMIGOS: Apresentar os seguintes documentos do parente/amigo residente no Japão:
    • Carta de Garantia em português, inglês ou japonês no modelo da Embaixada (ORIGINAL). Disponível no site.
    • Comprovante de rendimento (declaração do imposto de renda (GENSENTYOSHUHYO) emitida pela -prefeitura, etc.).
    • Carta explicativa do convite individual em português, inglês, japonês no modelo da Embaixada (ORIGINAL). Disponível no site.
    • Atestado de Residência (JUMINHYO – original) se for japonês ou Atestado de Residência (JUMINHYO, não pode ser a versão resumida) e cópia de todas as páginas do passaporte, com todos os carimbos e cópia do cartão de permanência (frente e verso), se for estrangeiro.
  • PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSOS/CONCURSOS OU TORNEIOS ESPORTIVOS (AMADORES): Carta convite individual original em português, inglês, japonês; ou o convite múltiplo em japonês; ou ainda panfleto explicativo sobre o evento ou algum documento que o substitua.

 

Passo 1 – formulário de solicitação

A primeira coisa a ser feita para solicitar o visto é preencher o formulário de requisição disponível para download nesse link.

Algumas dicas para preenchimento:

  • O formulário pode ser digitado e impresso ou preenchido a mão, mas fique atento para que fique tudo de forma legível;
  • a foto deve ser enviada junto com o formulário;

 

Passo 2 – solicitação

Com o formulário preenchido e todos os documentos em mãos, agora é preciso ir até uma embaixada ou consulado japonês mais próximo para realizar a solicitação. Não é necessário nenhum agendamento prévio.

Atenção: Para solicitação de visto e retirada do passaporte, o horário de atendimento é das 09:00 às 12:00hs e das 13:30 às 16:00hs.

Passo 3 – pagamento da taxa

Infelizmente existe uma taxa a ser paga, mas diferente da facada cobrada na emissão de um visto americano, a taxa do visto japonês é bem mais baixa, em torno de R$97,00. Para mais informações de valores de vistos, pode consultar o documento disponibilizado pela embaixada do Japão.

A taxa é cobrada no momento da solicitação e deve ser paga na hora, então leve dinheiro, pois não são aceitos pagamentos com cartões.

Realizado o pagamento, então são necessários 2 dias para análise de solicitação e resposta.

Passo 4 – retirada

Para dar entrada ou retirar o visto é obrigatória a presença do próprio requerente. Em caso de impossibilidade de comparecimento, serão admitidas solicitações ou retiradas mediante a presença apenas de familiares em primeiro grau (pais, irmãos e cônjuges) munidos de documentação que confirme o parentesco.

Isenção de visto

O Japão possui um acordo com alguns países para isenção de visto mas o Brasil não faz parte infelizmente. Para quem quiser saber, os países que fazem parte do acordo estão listados aqui.

Mas existe uma possibilidade de isenção para pessoas que pretendem visitar as cidades de  Miyagi, Fukushima ou Iwate. Com o intuito de apoiar a reconstrução em decorrência do Grande Terremoto do Leste do Japão, a taxa de visto será isenta para os estrangeiros que visitarão a região formada pelas províncias de Miyagi, Fukushima ou Iwate, caso os documentos apresentados preencherem os requisitos relacionados no site.

Outros tipos de vistos japonês

Além do visto de curta permanência, alguns outros tipos de visto especiais estão disponíveis no site da embaixada do Japão. Podem ser conferidos nos links abaixo.

Visto Japonês – Como Tirar Passo a Passo
Avalie o artigo!

Fernanda Oliveira

Nerd computeira descobrindo o outro lado da vida com o amore + nerd e computeiro. Em busca de sonhos e viajar o mundo todo.

Website: http://casaroucomprarumcachorro.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *