Tirar o Visto Americano – Como Solicitar Passo a Passo

O visto americano é um dos mais requisitados no mundo, se não o mais requisitado! Todos querem passar uma temporada em Las Vegas ou conhecer os parques da Disney e Universal em Orlando. Mas para isso precisam primeiro tirar o visto americano sendo autorizados a visitar o país, seja a lazer ou negócios.

Essa tarefa não é muito fácil. São vários passos até finalizar o processo e alguns deles causam muitas dúvidas. Então trouxemos aqui um passo a passo detalhado de como solicitar o visto americano sem complicações, é só seguir.

Importante ressaltar que algumas pessoas são isentas da entrevista no consulado. Menores de 16 anos e maiores de 66 anos tem o visto pré-aprovado não sendo necessário entrevista. Pessoas que vão renovar o visto também são isentas. Para esses casos a requisição de visto é feita apenas no CASV. Mas pode acontecer do consulado convocar qualquer um para uma entrevista.

Como tirar o visto americano

1º Passo – Formulário DS-160

Primeiro passo é preencher o formulário DS-160 no site oficial do Centro Eletrônico de Aplicação Consular do Departamento do Estado Americano https://ceac.state.gov/genniv. Preencha corretamente esse formulário pois ele será seu documento oficial de solicitação do visto. Na maioria das vezes em que o visto é negado o motivo é informações incorretas no formulário.

Após o preenchimento, imprima a confirmação do DS-160 e confira novamente os dados, pois não podem haver erros.

Para saber como preencher a DS-160 confira esse link com dicas de preenchimento detalhado.

2º Passo – Pagamento da taxa e agendamentos

Agora você precisa se cadastrar no site de Agendamento do Departamento do Estado Americano nesse link. Preencha as informações corretamente pois serão usadas para a entrega do seu passaporte ao final do processo caso solicite receber por correio.

A taxa atualmente custa US$160,00 DÓLARES para visto de turismo, e pode ser paga através de boleto Citibank ou cartão de crédito. Se escolher pagamento através de boleto fique ciente que a confirmação de pagamento pode demorar até 3 dias para ocorrer.

Os agendamentos podem ser feitos em um dos 7 Casv´s em todo o Brasil, que ficam em Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo [2], Recife e Rio de Janeiro. E a entrevista pode ser feita em um dos 4 consulados localizados em Brasília, São Paulo, Recife e Rio de Janeiro.

Passo a passo para fazer o cadastro, pagar a taxa e realizar os agendamentos. Ao entrar no site deve seguir a ordem de registro:

1. Selecionar categoria de visto não imigrante;
2. Se cadastrar no site;
3. Cadastrar solicitante ou solicitantes se houver mais de um;
4. Escolher meio de retirada, se prefere buscar no CASV ou receber por correio;
5. Escolher forma de pagamento, boleto ou cartão de crédito;

ATENÇÃO. Somente após o pagamento da taxa será possível realizar os agendamentos.

6. Faça login no site de agendamento e confira se o pagamento foi reconhecido;
7. Escolha as datas de agendamento.

ATENÇÃO. A data de agendamento do CASV deve ser ANTES da seção consular. É obrigatório comparecer ao CASV para tirar foto e colher digitais antes da entrevista no consulado.

8. Confirme o status da sua solicitação, o seu agendamento e imprima a confirmação.

Caso ainda tenha dúvidas pode consultar esse passo a passo com imagens das telas de cadastro e agendamento.

3º Passo – Foto e digitais no CASV

Agora é preciso comparecer no dia e horário agendado no CASV para tirar foto do visto e colher as digitais de todos os dedos.

Documentos necessários: passaporte atual e antigo se possuir, formulário DS-160 e confirmação de agendamento. Não esqueça nenhum desses documentos senão não deixaram você entrar no CASV. Também não podem conter rasuras nem erros, e não pode ter NADA escrito nos documentos.

4º Passo – Entrevista no consulado

Chegou a hora de comparecer ao consulado escolhido para a entrevista. Você deve levar passaporte atual e antigo se possuir, formulário DS-160 e confirmação de agendamento. Além desses alguns outros documentos de vínculo com o Brasil são necessários atestando que você não tem a intenção de ficar por lá.

  1. Imóvel em nome;
  2. Empresa em nome ou sociedade (empresa com pelo menos 2 anos);
  3. Trabalho com carteira registrada (preferência com mais de 3 anos de registro);
  4. Terreno em nome;
  5. Estar cursando faculdade ou pós;
  6. Filhos que ficam no Brasil enquanto o solicitante viaja;
  7. Declaração de imposto de renda;
  8. Automóvel em nome ou moto;
  9. Caso seja autônomo, leve algum documento que comprove seu trabalho;
  10. Ou qualquer outro motivo que demonstre vínculos aqui no Brasil;

Não é necessário levar todos esses documentos, leve os que você possuir e quanto mais melhor. Importante também levar todos os documentos originais, não aceitam cópias e raramente aceitam autenticados. Para menores de 16 anos ou maiores de 66 anos nenhum desses documentos adicionais são necessários por serem isentos da entrevista.

5º Passo – Pegar o passaporte

Se o seu visto foi aprovado e solicitou receber o passaporte em casa, então é só aguardar. Senão precisa agendar um dia para a retirada do passaporte no CASV através do site onde fez os agendamentos.

Prontinho, você tirou seu visto americano e já pode embarcar para conhecer a terra do tio Obama.

Links importantes: endereços consulado americano, endereços CASV.

Esse artigo foi útil? Avalie o post logo ali embaixo e compartilhe com os seus amigos que pretendem viajar para o EUA em breve! E não deixe de conferir as novidades na nossa página do Facebook e Twitter.

Tirar o Visto Americano – Como Solicitar Passo a Passo
Avalie o artigo!

Fernanda Oliveira

Nerd computeira descobrindo o outro lado da vida com o amore + nerd e computeiro. Em busca de sonhos e viajar o mundo todo.

Website: http://casaroucomprarumcachorro.com.br

3 Comentários

  1. Bruno

    Olá. Belo post. Você sabe dizer quanto tempo está levando para liberar o visto? Quanto tempo está demorando este processo todo. Pretendo tirar em Recife.

    • Boa noite Bruno, meu noivo foi na sexta(23/09) no CASV tirar foto e digitais e ontem (26/09) fazer a entrevista no consulado. Ele agendou com 3 meses de antecedência mas mesmo assim só tinha datas ruins, de sexta e segunda, e como não somos de São Paulo capital tivemos que ficar por lá na casa de parentes. No CASV ele demorou 10 minutos lá dentro pois estava vazio, e no consulado foi cerca de 30 minutos para passar nas filas e segurança, e mais 10 minutos na fila para a entrevista mesmo. Não sei como é o movimento em Recife, já que SP é bem concorrido o processo, mas recomendo agendar com pelo menos 2 meses de antecedência para não correr o risco de pegar dias ruins. Eles te respondem na hora se foi aprovado ou não e em até 10 dias úteis você já recebe seu passaporte de volta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *